Podemos diferenciar as categorias de multimédia como Linear e Não-Linear.
- Linearidade: É a passagem de conteúdos de multimédia através de acções pré-programadas.
Por exemplo, um utilizador ao ver um canal de televisão apenas pode alterar o volume, o contraste, a cor e o brilho da televisão, não podendo alterar a ordem de programação do canal, ou o ângulo de gravação de uma dada câmara de filmar.
A linearidade é mais monótona para o utilizador do que a não-linearidade e pode também ser mais difícil aprender a utilizá-la, pois não tendo interacção, não tem tanta facilidade em aprender, estando limitado a assistir.
- Não-linearidade: É a passagem de conteúdos multimédia em que o utilizador interage com o desenvolvimento da acção.
Na utilização de um CD áudio, o utilizador pode escolher as músicas que quer reproduzir.
Interagir num ambiente não-linear pode ser mais confuso para o utilizador, podendo “perder-se” no sistema, pois é ele que escolhe as opções que tem disponiveis.
Interagir num ambiente não-linear pode ser mais confuso para o utilizador, podendo “perder-se” no sistema, pois é ele que escolhe as opções que tem disponiveis.
0 comentários:
Enviar um comentário