segunda-feira, 4 de abril de 2011

Dispositivos Ópticos - CD (formatos)

Formatos de um CD:
 
 Áudio

CD-Digital Audio - Foi o primeiro formato de CD utilizado para gravação de aúdio com  qualidade. Revolucionou a forma de gravação, que até à data, realizada no formato analógico em discos de vinil e fitas magnéticas. Os sinais analógicos, ao serem gravados no CD, estavam a ser convertidos em sinais digitais, o que contribuiu para a divulgação do CD foi devido à sua melhor qualidade de audiodigital gravado,o seu tamanho e devido à sua capacidade de 74 minutos de música.

CD-Text - É utilizado para armazenar aúdio e texto. O texto pode ser relacionado com os títulos e os intérpretes das músicas contidas no CD. Actualmente a maioria dos CD-Digital Audio, existentes, não suportam o formato CD-Text, para que isto não aconteça tem que se utilizar uma unidade de leitura CD-Digital Audio modificada.


Enhanced Music CD - Permite criar um CD com aúdio e dados, segundo uma nova especificação, as faixas de aúdio vão ser gravadas no ínicio do CD e as faixas de dados no fim. São mais indicados como suporte multimédia do que os discos CD-Digital Audio, que suportam apenas áudio. Neste formato as unidades de leitura CD-Digital Audio apenas lêem o áudio e não têm a capacidade de ler os dados.
Super Audio CD - Este formato reúne boas características de um padrão de um som digital, porque aperfeiçoa a frequência de amostragem e o nível de quantização do sinal, melhorando na gravação e na reprodução dos sinais digitais. Para além da qualidade  de som, também a quantidade de dados aumentou em comparativamente aos outros CD's.


 Vídeo
 
CD-ROM XA – Este formato permite intercalar  dados de áudio, texto e imagem num disco óptico de multimédia.
Photo-CD - Este formato é a base para a criação de um suporte alternativo às fotografias e aos slides comuns, sendo assim possível armazenar no formato digital em discos CD-R. São lidos em unidades de leitura Photo-CD e visualizados na televisão ou em unidades de leitura CD-ROM , CD-Rom Xa e visualizados no monitor.


Video CD – Permitir armazenar filmes para serem reproduzidos em computador. É  do tipo CD-ROM Xa e pode ocupar 74 minutos de áudio e de vídeo digitais, utilizando a compressão MPEG-1.

Super Video-CD – Este formato foi criado para ser o sucessor do formato Video CD. Quanto ao nível tecnológico está mais próximo do DVD que do CD.

CD Multissessão – Este formato superou as inconveniencias dos formatos  Disc At Once utilizados inicialmente pelos CD-R. Com o formato CD multisessão os CD’s passaram a poder ser gravados em várias sessões até o disco ficar preenchido completamente. Para gravar um CD Multissessão é necessário um Leitor de CD que seja do tipo Multissessão.

0 comentários:

Enviar um comentário

 

Sample text